quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Massa com atum

Esta receita é deliciosa, saudável e super fácil de fazer, e ainda por cima é bastante em conta! Eu vou fazer amanhã para o almoço! Espero que as pessoas cá de casa gostem, eu acho que vão adorar! 

Ah e não se esqueçam: sejam muitooo felizes!!! Por vezes a vida não é como desejaríamos, mas tentemos fazê-la bem melhor!
Eu gostava de ser recordada como uma pessoa com impacto positivo no mundo!
Sei que já passei por fases más, mas estou a renascer !!!
Há quem ache que só penso em comida! Não tem nada a ver! Este blog surgiu porque eu queria ter um bloco de notas de receitas para poder me guiar para o dia a dia, e também poder falar da minha vida, dos meus anseios, dos meus gostos, dos meus projetos!
é como se fosse o meu diário... como sabem eu sou designer gráfica porém não tenho tido sorte nenhuma em arranjar um trabalho nesta área!
Entretanto comecei a pintar a óleo sobre tela e tenho realizado algumas exposições e tenho tido um bom feedback!...
Gosto muito de decoração também e se pudesse redecorava a minha casa!
Mas neste momento não está fácil pois tenho pouco dinheiro!

Gostava muito de ter o vosso feedbaçk em relação a este blog!
E adorava tirar as minhas próprias fotografias para o blog mas não tenho máquina!
Hei-de comprar! se Deus quiser! :D

Eu de fato, não tenho tudo o que gostava, por exemplo gostava de ter uma vida melhor, gostava de viajar mais, gostava de ter mais dinheiro, gostava de ser reconhecida pelo meu trabalho!!!! Gostava de escrever mais e melhor!!! Gostava de ter mais talentos! bjsss e abraços!!







Acerca do atum:
Atum fresco, atum em óleo, atum em azeite. Enfim, são muitas as maneiras como podemos encontrar o atum nas superfícies comerciais dando-nos também muitas e variadas formas de o confecionar.
O atum é um peixe, ou melhor são muitos peixes dado que existem várias espécies, que vivem nas regiões tropicais e subtropicais dos oceanos. Apresenta-se com o corpo alongado e contem um sistema vascular que é experimentado nas trocas de calor, caraterística que pode facilitar o aumento da temperatura do seu corpo acima dos valores da temperatura da água onde habitam.
É um peixe aconselhado como fazendo parte da alimentação uma vez que é bastante rico em nutrientes que só trazem grandes benefícios à saúde do homem. O ómega 3 é quem mais merece destaque uma vez que, como todos sabemos, este é de extrema importância para a saúde regularizando os níveis de colesterol, retardando o envelhecimento e beneficiando o sistema nervoso.



O atum é um dos alimentos mais prevalecentes nos hipermercados e também é possível confecionar com um número variado de pratos (Autor: NOAA)



O atum é um dos alimentos mais prevalecentes nos hipermercados e também é possível confecionar com um número variado de pratos 


Como já foi dito, o atum é rico em nutrientes, essencialmente em ácidos gordos como é o caso do ómega 3, mas não se fica por aqui sendo também importante fonte de vitamina A, de vitaminas do complexo B principalmente a niacina, a piridoxina e a cobalamina, de vitamina D, de vitamina E, selénio, magnésio, fósforo e potássio. Possui também altas doses de proteínas podendo afirmar-se que cento e quarenta gramas deste peixe fornecem um terço da dose diária recomendada. No que se refere às calorias, a mesma quantidade de atum fresco apresenta cerca de metade das calorias da mesma quantidade de atum de conserva.
Com todas estas caraterísticas a ingestão de atum representa alguns benefícios para a saúde ajudando a prevenir a osteoporose, a normalizar a pressão arterial, a fortalecer o sistema imunitário, a normalizar os níveis dos triglicerídeos e do colesterol. As doenças mentais e as degenerativas podem também ser beneficiadas com o consumo deste peixe. É também um importante contributo para a prevenção das doenças cardiovasculares e dos acidentes vasculares cerebrais. Dá igualmente uma preciosa ajuda no retardamento do envelhecimento em consequência da presença dos antioxidantes, da vitamina A, E e do selénio.







Ingredientes para 4 pessoas:
  • 400g de massa espiral ou outra
  • 340g de atum em conserva de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 240g de cogumelos frescos laminados
  • 200g de folhas de espinafres
  • 4 colheres de chá de azeite
  • 4 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 400 ml de natas normais ou natas de soja
  • orégãos q.b.
  • Pimenta q.b.


Preparação:

1. Numa panela com água a ferver, coloque sal e um fio de azeite.
Adicione a massa e mexa.
Deixe cozer conforme o tempo indicado na embalagem.
Depois da massa cozida, escorra-a.

2. Num wok ou numa frigideira, coloque o restante azeite, a cebola e o alho.
Mexa e deixe refogar.

3. Ao refogado, junte os espinafres.
Salteie um pouco até que as folhas amoleçam.
Misture os cogumelos.
Tempere com sal e pimenta.
Salteie tudo até que a água seque.

4. Junte o atum e a polpa de tomate.
Mexa muito bem e deixe cozinhar em lume forte durante 1 minuto.

5. Adicione a massa e envolva muito bem.
Quando tudo estiver bem quente, junte as natas.
Envolva tudo muito bem e quando começar a borbulhar, apague o lume imediatamente.
Por fim, polvilhe a massa com as folhas de orégãos.




Veja o vídeo!





Momentos mágicos,
Filipa

Nenhum comentário:

Postar um comentário