terça-feira, 9 de outubro de 2018

Arroz Doce Perfeito

O arroz doce é uma receita muito tradicional nas casas portuguesas. É composto maioritariamente por arroz, gemas, leite e açúcar, com um toque de limão e canela.

Existem várias maneiras de se confeccionar arroz doce e existem receitas com mais gemas, menos gemas, mais leite, menos leite. Na realidade, muita gente faz arroz doce sem olhar a medidas exatas, ajustando esta receita conforme o gosto pessoal.
A cozedura inicial do arroz deve ser na proporção de uma medida de arroz para 2 de água. É aconselhável utilizar arroz carolino ou arbóreo pois fica melhor. É muito importante que não junte o açúcar ao cozinhado antes do arroz estar no ponto de cozedura desejado.




Ingredientes para o Arroz Doce Perfeito:

  • 260g de arroz carolino ou de arroz próprio para arroz doce (da saludães)
  • 6 dl de água
  • 1 pitada de sal
  • 25g de manteiga
  • 1 casca de limão
  • 1 litro de leite morno (meio gordo ou gordo)
  • 325g de açúcar
  • 6 gemas

Preparação do Arroz Doce Perfeito:

  1. Para preparar o arroz doce comece por colocar a água num tacho largo, uma boa pitada de sal, a casca de limão e, quando ferver, junte a manteiga e o arroz.
  2. Mexa, tape e deixe cozer cerca de 10 minutos em lume brando.
  3. Após os 10 minutos comece a adicionar o leite morno ao arroz, aos poucos, mexendo sempre para não pegar. Ao fim de 15-20 minutos deverá ter incorporado o litro de leite e o arroz estará cozinhado no ponto ótimo.
  4. Junte o açúcar, mexa durante cerca de 5 minutos e afaste do lume.
  5. Numa tigela larga mexa um pouco as gemas (não é preciso bater) e junte um pouco do preparado de arroz, mexendo sempre para evitar que as gemas cozam (o objetivo é amornar as gemas para não talharem quando as juntarmos ao arroz quente).
  6. Junte as gemas ao arroz doce e leve novamente ao lume, muito brando, durante cerca de 3 -4 minutos, não deixando ferver.
  7. Retire do lume, retire as cascas de limão, coloque em tacinhas ou numa travessa funda e enfeite com fios de canela. Sirva morno de preferência.


    Outras receitas de arroz doce!








Momentos mágicos,
Filipa

Nenhum comentário:

Postar um comentário