domingo, 30 de setembro de 2018

Legumes com natas de soja


 Esta receita é saudável, muito leve e deliciosa!





Ingredientes (para 2-3 pessoas):
  • 1 cebola grande, em rodelas finas
  • 1 alho francês grande (com bastante parte branca), em rodelas finas
  • 2 dentes de alho grandes, picados
  • 2 folhas de louro
  • 1 courgette média, ralada
  • 2 cenouras médias, raladas
  • 2 batatas grandes, em palitos
  • azeite, sal e pimenta q.b.
  • 400mL de leite de soja
  • 150mL de natas de soja
  • 2 colheres de sopa de farinha sem fermento, bem cheias
  • 1 colher de sopa de farinha maizena, bem cheia
  • pão ralado q.b.
Preparação:
Ligue o forno a 200ºC e num tabuleiro com papel vegetal ou tapete anti-aderente coloque as batatas aos palitos, um pouco de sal e um fio de azeite. Envolver bem e levar ao forno uns 20-30minutos ou até que as batatas fiquem cozinhadas.
Enquanto as batatas assam colocar num tacho grande a cebola, o alho francês, o alho picado, o louro e um fio de azeite e, em lume médio-baixo, deixar tudo amolecer e alourar durante cerca de 10 minutos.
Juntar a cenoura e a courgette, envolver, temperar com uma pitada de sal e deixar os legumes perderem a água. Quando a mistura estiver mais seca adicionar as batatas já assadas, envolver e reservar.
Num tacho pequeno dissolver as farinhas no leite de soja e levar a lume médio, mexendo sem parar. Deixar aquecer uns minutos e quando o leite começar a ficar mais espesso juntar as natas e deixar ao lume mais 1 minuto.
Envolver o molho de natas na mistura de legumes, retificar o sal e juntar uma pitada de pimenta e colocar numa travessa de forno.
Cobrir o topo com pão ralado e levar ao forno a 18ºC, cerca de 20minutos (até que a crosta fique mais dourada ou o interior seque um pouco) e servir.

NOTA: As batatas assadas no forno podem ser substituidas por batata frita palha, mas neste caso o sal só deve ser rectificado no fim e talvez seja preciso um pouco mais de molho de natas para não ficar muito seco pois as batatas palha absorvem mais líquido.

Momentos mágicos,
Filipa

Arroz doce vegan

Olá boa noite!!!

Eis uma receita de arroz doce vegan!!!
Sejam felizes!



História do arroz doce tradicional

Desde o século VI a.C. que há registos de arroz cozido em leite com açúcar. A chegada da cana-de-açúcar da Índia ao Médio Oriente, onde já se cultivava o arroz, marca a origem desta especialidade que perdurou até aos nossos dias. É possível imaginar que, muito antes, estes alimentos coexistiam na Índia e que, inclusivamente na Ásia, substituído o leite de origem animal pelo leite de coco, este doce era saboreado desde os tempos mais remotos. Posteriormente, a fama do arroz doce espalhou-se rapidamente por toda a Europa e a cor dourada que o melaço lhe conferia passou ao branco característico, já no século XIII, quando se começou a utilizar açúcar refinado. O século XVIII marca o momento do batismo desta sobremesa, que revela todo o seu encanto em todos os livros de receitas europeus. Durante os últimos vinte e seis séculos, o arroz cozido em leite com açúcar conservou praticamente intacta a sua essência original. A sobremesa de arroz doce em Portugal reflete esse desejo de manter viva as doces tradições ancestrais. Servi-lo em qualquer acontecimento digno de celebração, significa venerar um costume antigo e honrar os dias festivos. Desde o aroma que lhe é oferecido pela canela, passando pelo toque subtil que a casca de limão lhe dá, e terminando na porosidade que o ovo lhe confere, o arroz doce português admite, na sua preparação, pequenas variantes que permitem personalizá-lo e torná-lo único em cada mesa.

Pesquisando sobre o arroz doce, descobri que essa sobremesa é apreciada de norte a sul, de leste a oeste de Portugal com suas variantes: com ou sem gemas, cozido em agua ou leite, com leite condensado ou natas, com casca de limão ou laranja, com muito ou pouco açucar, com leite de ovelha ou de vaca e até banha de porco.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Arroz doce vegan

Ingredientes (para uma travessa grande)
  • 250g de arroz carolino ou arroz especial (para arroz doce da saludães)
  • 750mL de água quente
  • 1 pitada de sal
  • Casca de 1 limão médio (cortada muito rente para não ter a parte branca)
  • 1 pau de canela
  • 1 L de leite de soja
  • 250g de açúcar amarelo
  • Raspa de 1 limão médio
  • Canela em pó a gosto
Como preparar
Passar o arroz por água para evitar a formação excessiva de goma e colocar numa panela grande com a água, o sal, o pau de canela e a casca de limão. Levar a lume médio e deixar a água evaporar.
Quando a água tiver desaparecido (cuidado para o arroz não pegar) colocar o leite de soja e mexer bem. Baixar ligeiramente o lume e deixar fervilhar, indo mexendo com alguma regularidade para que não se forme uma película por cima do arroz (quase como se fosse uma nata).
Acrescentar o açúcar e não parar de mexer para não agarrar, até que esteja cremoso.
Apagar o lume e juntar a raspa de limão.
Verter para uma travessa, deixar arrefecer e polvilhar com canela a gosto.

NOTAS: Podem usar outros leites vegetais no entanto tenham em atenção que leites mais aguados não vão dar tanta cremosidade ao arroz. O leite de soja fá-lo muito bem e para além disso tem um travo baunilhado característico dos leites de soja de compra que fica muito bem neste doce. Se quiserem o tom amarelo que por vezes o arroz doce tem, use uma pitada de açafrão da índia em pó para o efeito.


Momentos mágicos,
Filipa

Esparregado de espinafres


 Olá boa noite!

Acerca do espinafre!

Com poucas calorias, mas repleto de nutrientes, o espinafre é um dos vegetais de folhas escuras.
Sua versatilidade faz com que ele seja facilmente adaptável a saladas, pratos quentes, salgados, sopas, acompanhamentos ou ainda em vitaminas de frutas
O melhor de tudo é que este superalimento contém tantas propriedades saudáveis que chega a ser difícil enumerar todos os benefícios do espinafre.
Podemos logo citar alguns flavonoides que atuam como antioxidantes e servem para proteger o nosso corpo dos radicais livres.
O ácido fólico presente no espinafre é bom para manter o sistema cardiovascular saudável, e o magnésio ajuda a baixar a pressão arterial.
Estudos também têm demonstrado que o espinafre ajuda a manter a vitalidade do cérebro e a clareza mental.

10 Benefícios do espinafre para a saúde

1. Atua contra a queda de cabelo
Espinafre é um vegetal importante para o crescimento do cabelo, pois é rico em proteínas e vitaminas A e C. Estes nutrientes têm propriedades que são usadas pelo corpo para produzir óleos específicos que podem ajudar a aumentar o crescimento e o volume dos cabelos. Deficiências de vitaminas A e C aumentam a perda de cabelo ou tornam os cabelos quebradiços, finos e sem força para crescer.
O ferro é outro nutriente presente no espinafre cuja carência causa comumente a perda de cabelo.

2. Ajuda a manter a pele saudável
A vitamina A presente no espinafre é necessária para o crescimento de todos os tecidos do nosso corpo, incluindo a pele.
O espinafre também é rico em vitamina C, fundamental para a construção e manutenção de colágeno, que fornece a estrutura para a nossa pele e cabelos.
Essas vitaminas trazem os benefícios do espinafre à saúde da nossa pele.

3. Nitratos presentes no espinafre podem fortalecer os músculos
Pesquisadores descobriram o mecanismo pelo qual os nitratos ajudam a tonificar os músculos. Estudos mostraram que os nitratos agem em duas proteínas associadas com a regulação do cálcio em humanos. Quando o nível destas proteínas aumenta, mais cálcio é liberado no corpo. Isto por sua vez aumenta a contração muscular.
De acordo com os pesquisadores, se você tem mais cálcio liberado, terá uma contração muscular mais forte e pesquisas mostraram que a mudança foi mais acentuada nos músculos que são usados ​​em exercícios de alta intensidade.
Tais benefícios do espinafre servem para ajudar tanto atletas interessados ​​na tonificação muscular, quanto pessoas que precisam aumentar a força dos músculos, como os idosos.
Outro estudo recente confirmou que comer 300g de espinafre diariamente pode reduzir a quantidade de oxigénio necessário para dar energia aos músculos que estão sendo exercitados em até 5%. E isto também se deve à abundância de nitratos e não ao ferro, como se pensava.

4. Benefícios do espinafre no controle da diabetes
O espinafre contém um antioxidante conhecido como o ácido alfa-lipóico, que serve para reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e impedir alterações oxidativas induzidas pelo stress em pacientes com diabetes. Estudos sobre o ácido alfa-lipóico também têm mostrado diminuições na lesão dos nervos ocasionada pela glicémia elevada em pessoas diabéticas.

5. Pode atuar na prevenção contra o câncer
Espinafre e outros vegetais verdes contêm clorofila, substância que tem se mostrado eficaz em bloquear os efeitos cancerígenos de aminas heterocíclicas, substâncias estas que se formam na carne quando ela é grelhada em altas temperaturas e que podem, quando consumidas em excesso, provocar câncer.

6. Espinafre ajuda a prevenir asma
Os riscos de desenvolver asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno. O espinafre é uma excelente fonte deste nutriente. Outras fontes deste pigmento carotenoide antioxidante natural são damasco, brócolos, melão, abóbora e cenoura, entre outros.

7. Mantém a saúde dos ossos
A ingestão insuficiente de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fraturas ósseas. Pesquisas mostram que a vitamina K é responsável pelos benefícios do espinafre à saúde dos ossos, uma vez que esta vitamina atua como um modificador de proteínas da matriz óssea, melhora a absorção do cálcio e pode ajudar a reduzir a perda de cálcio através da urina. 

8. Promove a regularidade do intestino
O espinafre é rico em fibras e teor de água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover um sistema digestivo saudável.

9. Auxilia na redução da pressão arterial
Por causa de seu alto teor de potássio, o espinafre é recomendado para pessoas com pressão arterial elevada. Ele tem propriedades que ajudam a anular os efeitos do sódio no organismo.
A baixa ingestão de potássio pode ser um grande fator de risco no desenvolvimento de pressão alta, assim como o consumo de sódio em excesso. O potássio também é encontrado em batatas, tomates, feijão e laranjas.

10. Ajuda a manter a saúde dos olhos e a qualidade da visão 
A luteína é um dos um dos carotenoides encontrados no espinafre e protege contra doenças oculares como a catarata, a degeneração macular e outros problemas de visão relacionados ao envelhecimento.
O indicado é preparar o espinafre com uma pequena quantidade de uma fonte de gordura para que seus fito-nutrientes sejam absorvidos melhor.


 


Ingredientes:
1 molho de espinafres
2 colheres de sopa de margarina vegetal de cozinha
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 dl de leite de soja
sal q. b.
pimenta q.b.
noz moscada q.b.
água q.b.

Preparação:
Cozer as folhas de espinafres com um pouco de sal.
Escorre-las e espreme-las. Picá-las.
Derreter a margarina numa sertã em lume brando.
Polvilhar com a farinha e acrescentar o leite.
Deixar engrossar e juntar os espinafres.
Temperar e deixar engrossar mais.



Momentos mágicos,
Filipa

Caril de tofu e espinafres


Hoje trago-vos também uma receita de Caril de Tofu e Espinafres.


O caril é um condimento de origem indiana que mistura alho, gengibre, funcho, curcuma, açafrão, coentros, cominhos, noz-moscada, pimenta e canela em pó. 









No entanto, não existe uma só receita. As variações dependem um pouco de fabricante para fabricante, apesar destes ingredientes serem quase consensuais, há várias famílias de caril. 

Como esta especiaria é a mistura de várias, os seus benefícios são múltiplos e o seu sabor exótico.




1. Efeito anticancerígeno 


Quanto mais curcuma tiver, melhor para a sua saúde. Esta especiaria da família do açafrão tem efeito anti cancerígeno, pelo seu forte efeito antioxidante. É um aliado para afastar o cancro da próstata, mama e esófago.



2. Contra a artrite reumatóide


Altamente anti inflamatório, o caril deve ser consumido por pessoas que sofram de artrite reumatoide. Esta especiaria ajuda a diminuir a inflamação, melhorando assim o estado de dor.
 


4. Sistema imunológico forte


A pimenta contém capsaicina que tem um poder antimicrobiano e antioxidante, tornando o seu organismo mais resistente às agressões externas.
 


6. Acelera o metabolismo


Por misturar alimentos termogénicos (caril, pimenta...), o caril ajuda a acelerar o metabolismo e promover a perda de peso, por elevar a sua temperatura corporal.



7. Aumenta o fluxo sanguíneo


Quanto mais picante, maior é o bombardeamento de sangue na corrente sanguínea.
 


8. Barriga lisa


O caril absorve os gases, evitando o inchaço e fazendo com que a sua barriga fique lisa.
 


9. Afasta o Alzeimer e a demência


A curcumina, ingrediente do caril, evita que as placas amilóides se espalhem e destruam as ligações entre as células cerebrais.
 


10. Combate a cirrose


De acordo com um estudo, a curcumina, presente no caril, bloqueia uma proteína ligada ao desenvolvimento da cirrose.
 


11. Bom para diabéticos


O açafrão, composto do caril, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar nos sangue, tornando-o num bom condimento para diabéticos.
 


12. Desintoxicante 


Por conter coentros, o caril ajuda a desintoxicar o organismo de metais tóxicos como o chumbo e o mercúrio.
 


13. Bom para a digestão


A mistura de especiarias facilita o seu processo digestivo, dando-lhe conforto. 

 

 

Algumas indicações



 
  • Por ser uma mistura de várias especiarias fortes, o caril deve ser, idealmente, consumido uma vez por semana;
     
  • Combina na perfeição com pratos de peixe, carne e sopas;

Receita:





Ingredientes:

250 g tofu, cortado em cubos
1 colher de sopa de molho de soja
2 dentes de alho laminados
1 folha de louro
1 cebola picada finamente
2 dentes de alho picados finamente
1 malagueta pequena limpa de sementes
meia chávena de polpa de tomate
1 colher de sopa de caril
400 ml de leite de coco
1 chávena de folhas de espinafre
duas colheres de sopa de azeite
sal q.b.


Preparação:
Começar por marinar o tofu.
Numa taça, colocar o tofu cortado em pedaços, o molho de soja, os dentes de alho laminados e a folha de louro.
Juntar uma chávena de água e deixar marinar durante, pelo menos, 30 minutos.
Numa frigideira, aquecer uma colher de sopa de azeite e saltear os quadrados de tofu, até estarem dourados uniformemente. Reservar.
Num tacho, aquecer uma colher de sopa de azeite. Juntar a cebola, os alhos picados e a malagueta (se estiver a usar) e deixar refogar até a cebola ficar translúcida. Adicionar a polpa de tomate e o caril e cozinhar em lume brando durante um a dois minutos, mexendo sempre.
Juntar o leite de coco, o tofu e os espinafres e deixar cozinhar durante cerca de cinco minutos.
Servir com arroz basmati.


Momentos mágicos,
Filipa

Brownies de chocolate veganos

Olá!!! Que tal está  a correr o vosso domingo?
Está um dia de sol radioso, mas um pouco quente demais!
Estive a ver um filme muito giro que se chama The Shape of Water, e agora decidi postar uma receita!
 
Hoje trago-vos uma receita de brownies veganos.


Vejam também os benefícios do cacau! 
Benefícios do Cacau:
Cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. Ele é rico em flavonóides e antioxidantes, tendo ainda mais que o açaí e a blueberry, o que traz os seguintes benefícios para a saúde:
  1. Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
  2. Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
  3. Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  4. Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  5. Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  6. Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  7. Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  8. Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  9. Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
  10. Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue. 


Os brownies, de origem americana, são quadradinhos de bolo de chocolate com um interior húmido e uma crosta levemente tostada. Fiz questão de tornar esta receita um pouquinho mais saudável, cortando no óleo e adicionando-lhe banana, o que dá a mesma humidade e consistência ao bolo. No entanto, não cortei assim tanto no açúcar, mas prometo que não ficam muito doces. 

Ingredientes:
240g de farinha de trigo integral (ou outra)
240g de açúcar amarelo ou mascavado
85g de cacau em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
meia colher de chá de sal marinho
80g de chocolate de culinária picado
meia chávena de banana madura esmagada em puré
125ml de azeite (ou outra gordura da sua preferência)
315 ml de bebida vegetal (arroz, soja ou amêndoa)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
1 colher de sopa de vinagre de sidra

Preparação:
Junte a farinha, açúcar, bicarbonato, sal e cacau numa taça grande.
Pique o chocolate em bocadinhos do tamanho de pepitas de chocolate e junte à taça dos ingredientes secos.
À parte, numa outra taça, junte a banana completamente esmagada em puré, o azeite, o leite, as sementes de linhaça moídas e o vinagre.
Combine e mistura líquida com os ingredientes secos da outra taça e misture bem.
Despeje a massa numa forma untada e polvilhada com farinha.
Cozinhe no forno a 175ºC, durante cerca de 25-30 minutos, sendo 25 minutos para brownies mais húmidos.
Devem repousar na forma até arrefecerem.

Momentos mágicos,
Filipa

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Caril Vegan de Abóbora

Olá bom diaaaa meninas e meninos!! <3<3<3

Hoje acordei super cedo e com muita energia...
Como estão as minhas leitoras queridas e os meus leitores fantásticos!?
Têm aproveitado estes dias de sol? Está um tempo muito quente para a época, é um pouco estranho...
Mas ao mesmo tempo sabe bem, pois depois vem o Inverno e ficamos brrrr, !!! cheios de frioo...!!

E porque é sexta-feira e porque me apetece vou deixar-vos com este texto inspirador e claro com a receita!

Ah! e aproveitem bem o fim-de-semana! Eu provavelmente vou à praia mas apetecia-me ir para uma praia diferente, talvez Arrábida! é tão bonita...! e claro vou ler muito...que adoro, e ouvir música, gostam de Ed Sheran? Eu gosto!.... e quem sabe cozinhar um bolinho vegano...

Sejam Felizes e MUITOOO!!!

bjsssssss e abraços!!! <3






Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais. Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia. Aproveitar os amigos e abraçá-los mais. Quero ver mais filmes, ler mais. Sair mais. Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto. Quero morar sozinha, quero ter momentos de paz. Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais. Quero ser feliz, quero sossego. Quero me olhar mais. Tomar mais sol e mais banho de chuva. Preciso me concentrar mais, delirar mais. Não quero esperar mais. Quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais. Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente. Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa. Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão. Quero ousar mais. Experimentar mais. Quero menos “mas”. Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais. E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha...
Fernando Pessoa


 Receita:




Ingredientes:
750 g de abóbora
2 cebolas roxas
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de pasta de caril
2 cubos de Knorr de Legumes
2 dl de água
1 frasco de feijão encarnado
100 ml de leite de coco
Pimenta de moinho
sal
Coentros
Preparação:  
Corte e retire a casca da abóbora, remova os fios e as sementes, e corte a polpa em cubos.
Descasque e pique a cebola e o dente de alho.
Aloure a cebola e o alho com o azeite e a pasta de caril sobre lume médio.
Junte os cubos de abóbora, o Knorr Natura Legumes e a água.
Tape e deixe cozinhar sobre lume brando durante 10 minutos.
Junte os feijões vermelhos escorridos e o leite de coco, tempere com pimenta acabada de moer e retifique o sal, se necessário.
Deixe ferver durante mais alguns minutos até a abóbora estar tenra. 
Na altura de servir salpique com coentros acabados de picar.
Dica: Pode também utilizar batata doce no lugar da abóbora, e adicionar legumes a gosto. Junte algum gengibre fresco ralado.
Momentos mágicos,
Filipa

 

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Mousse de Chocolate sem açúcar

Olá!!! Como estão todas/os?
Espero que muito bem!
Eu estou ótima e muito inspirada hoje!
Dou-vos uma receita de mousse de chocolate sem açúcar!!




 


Mousse de Chocolate sem açúcar
(saudável e leve)
  Ingredientes:
200g de chocolate pantagruel
2 colheres de sopa de óleo de coco
6 ovos


Preparação:
Derrete-se o chocolate com o óleo de coco, em banho maria, e deixa-se arrefecer. Depois de arrefecido, mistura-se o chocolate derretido com as gemas
Bate-se as claras em castelo e, depois, envolve-se aos poucos na mistura de gemas e chocolate, até obter uma consistência homogénea de mousse.
Se achar que a mousse precisa de ser mais doce, pode bater as claras em castelo com açúcar de coco ou stevia, mas isso fica ao gosto pessoal de cada um.

p.s. Pode decorar com chocolate ralado ou outra coisa qualquer; tangerinas por exemplo.





Momentos mágicos,
Filipa

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Souflé de Peixe


 Uma receita deliciosa !!!







Ingredientes

Instruções de preparação
  1. Unte um tabuleiro de louça com manteiga.
  2. Coza o peixe em água com sal, depois escorra-o e reserve.
  3. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.
  4. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar mexendo de vez em quando.
  5. Junte depois a farinha, mexendo sempre e o leite em fio.
  6. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até engrossar.
  7. Separe as claras das gemas.
  8.  Numa tigela à parte bata as gemas e junte ao preparado anterior em fio, mexendo sempre.
  9.  Retire do lume, junte o peixe desfiado, a salsa picada e a noz-moscada.
  10.  Retifique os temperos e envolva.
  11. Por fim bata as claras em castelo e misture delicadamente no preparado.
  12. Verta para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc cerca de 30 minutos.
  13. Retire e sirva a gosto.








quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Chamuças

Eis uma receita de chamuças! Deliciosassss que são!!





Ingredientes da massa
  • 2 colheres de sopa de água
  • 80g de margarina
  • 300g de farinha
  • 1 ovo
  • Sal
Ingredientes do recheio
  • 250g de peito de frango cozinhado e triturado
  • 1 raminho de salsa picada
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de pó de caril
  • 2 folhas de hortelã
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • 30g de manteiga
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola picada
  • 100ml de leite
  • Sal
  • Piri-piri
  • Cravinho em pó
  • Noz-moscada
Modo de preparação
  1. Junte os ingredientes da massa e mexa até ficar tenra. Deixe-a repousar durante meia hora.
  2. Prepare o recheio: Deite num tacho a manteiga e o óleo. Acrescente depois o alho e a cebola e leve ao lume.
  3. Logo que comecem a ficar alouradas, junte a carne e mexa bem.
  4. De seguida, espalhe a farinha e o pó de caril sobre a carne e, com a colher de pau, volte a mexer muito bem. Vá mexendo sempre, sobre o lume, para não pegar.
  5. Depois de tudo bem misturado, adicione o leite. Continue a mexer e, logo que comece a borbulhar, tire do lume, junte-lhe a salsa picada e as folhas de hortelã também bem picadinhas.
  6. Tempere a seu gosto com os condimentos recomendados – a carne deve ficar picante – e deixe arrefecer o recheio.
  7. Estenda porções de massa, deixando-as muito finas e em tiras compridas, com a largura aproximada de 12 cm.
  8. Apare dos lados para a massa ficar direitinha e corte-a em triângulos, dando-lhe a forma das chamuças.
  9. Aproveite as aparas para estender novamente. No centro de cada triângulo, coloque uma porçãozinha de recheio.
  10. De seguida, dobre as pontas da massa umas sobre as outras até formar uma espécie de almofadinha triangular.
  11. Para fechar melhor, antes de dobrar a última parte, pinte-as mesmo com água. Frite em óleo quente e, depois de fritas, deixe escorrer. Pode servir decoradas com verduras.
Momentos mágicos,
Filipa

Fonte: https://www.vidaativa.pt/a/comida-indiana/

Frango na manteiga



Eis que decidi postar uma receita indiana! Eu adoro a comida deste país!

A Índia é um pais grande, localizado na Ásia Meridional. Sua história é milenar e remonta aos inícios da humanidade.
A antiga colónia britânica hoje é o segundo país mais populoso do mundo e o sétimo maior em área geográfica. Neste magnífico país oriental, existem mais de 18 línguas oficiais. Assim como o Brasil, a Índia tem seus problemas, mas é obrigatório conhecer se você quiser entender um pouco melhor o planeta em que vive.


A Comida Indiana é uma das mais famosas, peculiares e deliciosas do mundo. Todos os anos milhares de turistas visitam este país asiático na procura de provar as autênticas iguarias que esta cultura milenar tem a oferecer. A Índia é um país de contrastes, sabores, aromas e surpresas. Quem provou nunca esquece.
Provar a comida indiana, é algo que você precisa fazer. Com certeza essa é uma daquelas experiências que irão mudar sua vida. Existem muitos pratos e iguarias que estão esperando só para serem provados e conhecidos por você. As opções são muitas.
Prove a comida Indiana. Saiba que está provando milénios de sabores e prodígios culinários.
Você irá se apaixonar por este sabor. A comida indiana irá mudar completamente seu paladar!



 RECEITA




Ingredientes 
  • 2 peitos de frango
  • Sal e pimenta
  • 1 colher de chá de pimenta em pó
  • 1/2 colher de chá de açafrão moída
  • 6 colheres de sopa de manteiga, dividida em 2 colheres de sopa
  • 1 e 1/2 chávena de cebola amarela, cortada em cubos
  • 3 colheres de chá de garam masala
  • 1 colher de chá de pimenta em pó
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 pau de canela
  • 400g de molho de tomate
  • 1 chávena de água
  • 1 chávena de creme de leite ou nata gorda
  • Coentros picados para enfeitar
 Modo de preparação
  1. Corte os peitos de frango aos cubos, passe para uma taça, acrescente o chili, açafrão, sal e pimenta. Deixe marinar por 15 minutos.
  2. Num tacho, coloque 2 colheres de sopa de manteiga, acrescente o frango e deixe dourar. Remova e reserve.
  3. Derreta mais 2 colheres de sopa de manteiga em lume médio, adicione cebolas, alho, garam masala, gengibre ralado, pimenta em pó, cominho moído, pimenta caiena, canela, sal e pimenta.
  4. Cozinhe até ficar perfumado.
  5. Adicione o molho de tomate e deixe ferver.
  6. Adicione a água e o creme de leite e deixe ferver.
  7. Volte a colocar o frango para o tacho e deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos.
  8. Acrescente as últimas 2 colheres de sopa de manteiga, retifique sal e pimenta a gosto. Sirva decorado com coentros.
Momentos mágicos,
Filipa

Fonte: https://freesider.com.br/vida-de-freesider/comida-indiana-7-pratos-tipicos-que-voce-precisa-comer/