Calma, respire fundo e conte até dez antes de me começar a ofender por causa do título sensacionalista. Não sou eu que lhe chamo o melhor bolo de chocoate do mundo. É o prestigiado jornal americano The New York Times, a consagrada revista de culinária Epicurious, o respeitado jornal australiano The Sunday Age e dezenas de outras publicações que já provaram esta pequena maravilha que se prepara sujando apenas uma taça e que qualquer curioso consegue fazer facilmente em casa.
A receita é da chef australiana Helen Goh e resulta num bolo incrivelmente leve e saboroso. Tudo porque a massa, antes de cozinhada, é quase líquida. Ah, e outro detalhe fundamental: este bolo também leva uma pitada de café, o que é uma combinação divinal.
Ingredientes
Para o bolo
- 250 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente e cortada em cubos (mais um pouco para untar a forma)
- 200 g de chocolate preto (70% de cacau) picado
- 1,5 colheres de chá de café solúvel em pó dissolvido em 350 ml de água a ferver
- 250 g de açúcar
- 2 ovos grandes ligeiramente batidos
- 2 colheres de chá de extracto de baunilha
- 240 g de farinha com fermento
- 30 g de cacau em pó
- 1/4 de colher de chá de sal
Para a ganache de chocolate
- 200 g de chocolate preto (70% de cacau) picado
- 200 ml de natas para bater
- 3 colheres de chá de golden syrup (encontra à venda no El Corte Inglés ou na Glood, mas se não encontrar, substitua por xarope de milho)
- 3 colheres de chá de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
Os ingredientes podem ser muitos, mas vai ver como o bolo é facílimo de fazer. Comece por untar uma forma de 23 cm, com o fundo amovível, e forrá-la com papel vegetal.
Numa taça – a tal taça onde vai preparar tudo – misture a manteiga com o café quente e o chocolate até este derreter e ficar com um creme suave. Acrescente o açúcar e bata à mão até estar totalmente dissolvido. Depois, coloque os ovos e o extracto de baunilha e bata novamente. Finalmente, chegou a altura de adicionar a farinha, o cacau e o sal (através de um passador) e bater até estar tudo bem ligado. O resultado é uma massa bastante mais líquida do que o habtual, mas é isso que tornará este bolo mais leve do que os outros.
Deite a massa para a forma e leve ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante uma hora, até ficar com o interior bem cozido (basta espetar um palito para confirmar – se este vier limpo, o bolo está pronto).
Espere 20 minutos até desenformar o bolo e comer. Enquanto espera, tem de decidir se quer fazer a ganache de chocolate, porque o bolo simples também é fabuloso.
Se optar pela ganache, só precisa de picar o chocolate num triturador ou num robô de cozinha. Quando estiver bem fininho, desligue o triturador, mas não retire o chocolate. Numa panela, misture as natas com o xarope em lume médio-alto. Mal começar a formar as primeiras bolhas, antes de ferver, desligue o lume, volte a ligar o triturador e vá deitando as natas quentes lá para dentro, mantendo um fluxo constante. Deixe o triturador ligado durante dez segundos e só depois é que junta a manteiga. Quando tiver um creme macio, está pronto.
Deite a ganache para uma taça pequena e tape com película aderente, deixando esta a tocar na ganache. Quando atingir a consistência ideal, espalhe-a por cima do bolo e coma à vontade. Afinal, não é todos os dias que recebe em sua casa o melhor bolo de chocolate do mundo.
Um óptimo bolo para si onde quer que o chocolate esteja.
Momentos mágicos,
Filipa