Esta receita é especial!!!
A origem deste prato envolve uma disputa entre portugueses e franceses. Em Portugal todo mundo garante que ele nasceu em 1933 e foi uma criação do famoso Chef Manuel Ferreira, que a batizou como Bacalhau à Conde da Guarda. Depois disso, ele foi seguido pelo Chef João Ribeiro que comandava a cozinha do Hotel Avis, em Lisboa.
Já os franceses garantem que tudo começou com a Brandade de Bacalhau, resgatada por *Escoffier da cozinha provençal e catalogada por ele em 1903. Antes dele, Gustave Garlin, também francês, já havia mencionado o prato, em 1887.
*Georges Auguste Escoffier (1846-1935)famoso chef que popularizou e renovou os métodos tradicionais da culinária francesa. Publicou em 1903 o livro Le guide culinaire (Guia culinário, nunca traduzido para o português).
Ingredientes:
600 gr bacalhau demolhado
600 gr batatas
2,5 dl leite
2,5 dl de natas
2 cebolas
3 dentes alho
1 dl de azeite
40 gr de farinha de trigo sem fermento
40 gr de manteiga
noz moscada
queijo ralado
sal q.b.
pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
queijo ou pão ralado q.b.
Preparação:
- Coza o bacalhau em 0,5 l de água.
- Retire a pele e as espinhas e parta-o em lascas pequenas.
- Reserve a água.
- Descasque as batatas, lave-as, corte-as em pequenos cubos e frite-as em óleo quente, sem deixar alourar.
- Depois de fritas, escorra-as bem e coloque-as sobre papel absorvente para lhes tirar o excesso de gordura. Tempere-as com sal.
- Corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Junte as lascas de bacalhau, deixe refogar mais um pouco, e misture depois as batatas e envolva-as no preparado.
- Prepare um molho de béchamel: derreta a manteiga num tachinho, acrescente a farinha e mexa bem; junte, aos poucos, 1 dl de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até borbulhar; e, finalmente, retire do lume e tempere com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
- Misture 2/3 do béchamel no preparado de bacalhau e batatas, e, disponha a mistura num tabuleiro, previamente untado com manteiga. Cubra a superfície com o restante molho, polvilhe com queijo ou pão ralado e leve ao forno até alourar bem. Sirva com esparregado.
Momentos mágicos,
Filipa
Nenhum comentário:
Postar um comentário